Nós vamos tirar as dúvidas de você que pretende entrar no mercado de trabalho, ou até mesmo de quem já trabalha, sobre a diferença entre “menor aprendiz, trainee e estagiário”. Conversamos com o assistente administrativo de RH, da empresa Triunfo S.A., Bruno Souza, e ele explicou pra gente passo a passo onde cada um atua. Vamos lá explicar agora pra vocês!
Menor aprendiz - ele é um programa que foi estabelecido por lei para que o empregador se comprometa a assegurar que o maior de 14 e menor de 24 anos, tenha um aprendizado, uma formação técnico- profissional compatível com o seu desenvolvimento seja ele moral, físico ou psíquico. Ou seja, para que o aprendiz possa executar com zelo e eficiência as tarefas necessárias a essa formação.
Trainee - é um pouco diferente. É voltado mais pra quem já está cursando o ensino superior ou está recém-formado, que após um longo e bem estruturado treinamento, passa a ocupar posições técnicas e até gerenciais. Em geral, a média de idade dos trainee’s varia entre 22 a 30 anos. E para os programas de trainee, algumas empresas buscam profissionais formados há dois ou três anos, enquanto outras ainda optam por recrutá-los na faculdade.
Estagiário - é o nosso tão conhecido estudante. Para o aluno se tornar estagiário ele deve estar matriculado e freqüentando regularmente um curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial ou dos últimos anos do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O estágio é uma fase especial do processo de aprendizagem, pois permite que o estudante, enquanto adquire conhecimentos acadêmicos, desenvolva a prática profissional, conhecendo as oportunidades e dificuldades da sua área de atuação. Além também de ser um preparo para situações de adversidade, apresentando propostas inovadoras.
E agora deu pra entender? É isso galera!
Esperamos ter tirado suas dúvidas e entre em contato conosco caso tenha alguma curiosidade. Comente e dê sua opinião!
Legal :D
ResponderExcluir