segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estagiar é um aprendizado


Responsabilidades, preparar relatório, lidar com operários, subir e descer as escadas do prédio em construção por várias vezes ao dia. Haja correria e desgaste físico. Ainda acha que é moleza? Não é mesmo. Essa era a vida do estagiário Leonam Brelaz, que faz o 5° semestre de engenharia civil na UFPA- Universidade Federal do Pará.

Para Leonam, os maiores obstáculos no estágio era o desgaste físico e o comprometimento de algumas aulas. “As maiores dificuldades eram no desgaste físico que o estágio me exigia. Era necessário eu circular bastante pela obra para checar o andamento dos serviços. Como meu chefe era tranqüilo, às vezes pedia para sair mais cedo do estágio para estudar ou ir mais cedo para a faculdade. Em época de prova, ele me liberava no dia de uma prova difícil para estudar. O problema era quando havia dias que era necessário eu ficar a mais no expediente e isso comprometia minhas aulas. Alguns dias eu ganhava outros perdia”.

É galera, vida de estagiário não fácil e ainda tem que lidar com vários estresses que aparece no dia a dia. Para manter a calma, Leonam preferia dá uma volta. “Estresses são bem comuns e uma das saídas era dá uma pequena fugida do escritório. Beber ´uma água`, olhar outros serviços ao redor da obra... sempre funcionava quando estava de cabeça cheia”.

Mas no meio de tantas dificuldades o estágio é um “mal” necessário, pois nos agrega conhecimento tanto no lado pessoal tanto no profissional, qualificando-nos para o mercado de trabalho e para a vida. Leonam concorda com a ideia: “O estágio foi um aprendizado, não apenas de conhecimento profissional, mas também de vida. Trabalhar com pessoas mais velhas e com anos de experiência faz você evoluir em um ritmo mais acelerado seu grau de intelectualidade. É por essa e outras razões que um profissional cheio de experiências estará bem a frente de outros que apenas possuem conhecimento acadêmico”.

Leonam deixa o conselho e a dica para um bom relacionamento no ambiente de trabalho: “Estagie. Nem que seja por poucos meses em cada empresa. Sinta a responsabilidade de lidar com situações reais da sua futura profissão. Isso fará com que você desde cedo pense em que área você irá continuar assim que sair da graduação e ainda lhe dará mais oportunidade de entrar em empresas de grande prestígio.

Pensar primeiro, falar depois: Essa foi uma lição que aprendi na prática, pois as vezes somos tão afoitos em expressar ou questionar algo que não pensamos em que repercussão essa atitude terá.
Ouça mais, fale menos: Você está lá para aprender e não para mandar. Apenas em momentos oportunos, externalize o que pensa, mas de maneira sábia e sem precipitação.

Faça as coisas por inteiro: Nunca deixe por fazer sabendo que seu chefe vai querer um resultado melhor do que foi feito até agora. Esteja sempre um passo a frente: É sempre bom fazer algo a mais que o seu chefe manda. Se ele pedir um relatório, faça um oficial e faça outra cópia com algumas alterações e sugestões sobre o imóvel. Mostre os dois e se ele aprovar o segundo, ponto positivo para você. Mas não faça isso com um ar de "puxação de saco" seja humilde e direto. Nada de ficar contando vantagem.

Não adianta você procurar fazer medicina ou direito apenas ´porque dá mais dinheiro` se você não vai ser o melhor no que faz. Estou feliz de saber que com a Engenharia eu vou poder acrescentar cada vez mais conhecimento para a sociedade, fazendo meu melhor.”

5 comentários:

  1. Um curso lindo: Engenharia Civil. Exige muito conhecimento técnico, isso é incrível demais!

    Adorei o post de hoje!
    beijos, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza nada melhor que a prática para aprender, e se tornar um profissional competente. Parabéns pela iniciativa do blog, irá ajudar muitos estudantes que estão em busca do almejado estágio!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!!!
    òtimo incentivo pra quem tá começando xD

    ResponderExcluir